Leitura e ensino de ciências nos anos iniciais: análise das pesquisas do ENPEC (1997-2017)

Luciana Sedano, Caroline Batista Silva de Souza, Frédéric André Robert Vaillant

Resumo


O presente texto é parte de uma pesquisa e tem por objetivo analisar os trabalhos publicados em todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), buscando a relação entre leitura e ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). Parte do pressuposto de que os anos iniciais do EF compõem uma etapa muito importante da Educação Básica e, como tal, nessa etapa, as práticas alfabetizadoras devem ser oportunizadas e preservadas. A partir desse princípio, amplia-se a ideia de alfabetização na perspectiva do letramento para todas as áreas de conhecimento, não apenas na língua materna, e defende-se, nesse contexto, a importância da Alfabetização Científica. A leitura é vista como uma prática social e sua compreensão pode ser construída com a elaboração do processo de Alfabetização Científica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfico. Os dados foram obtidos em consulta aos anais de todas as edições do ENPEC. Após levantamento, os artigos foram lidos, catalogados e analisados. Os descritores utilizados para consulta foram leitura, leitor, leitores, Alfabetização Científica, compreensão leitora e formação do leitor. Constituindo um total  de 8.535 trabalhos publicados nas 11 edições do ENPEC, 63 discutiram leitura e ensino de Ciências. Desses, 5 enfocavam os anos iniciais e foram analisados neste artigo. Outros dois trabalhos foram incorporados posteriormente à análise, pois mesmo não se tratando de anos iniciais discutiam leitura e Alfabetização Científica, totalizando 7 trabalhos analisados. Destaca-se o baixo número de trabalhos publicados com a temática leitura e ensino de Ciências em todas as edições do evento e, entre os analisados, pouca correspondência nas relações entre leitura e ensino de Ciências defendidas.

Palavras-chave


Leitura; Ensino de Ciências; Anos Iniciais; Alfabetização Científica; ENPEC



DOI: 10.3895/actio.v4n3.10613

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Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

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