Ensinar e aprender o conceito de número nos anos iniciais: o clube de matemática
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Ana Luiza Golin, Camila Porto Giacomelli, Maiara Luisa Klein
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar possibilidades e desafios de ensinar e aprender Matemática nos anos iniciais, na perspectiva do Clube de Matemática. O Clube de Matemática é um projeto desenvolvido por estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em escolas públicas do município de Santa Maria (RS), com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como embasamento teórico, este trabalho apoia-se na Teoria Histórico-Cultural proposta por Vigostki e, mais especificamente, na Teoria da Atividade apresentada por Leontiev e na Atividade Orientadora de Ensino sugerida por Moura. Esses pressupostos permitem compreender que os conhecimentos são elaborados histórica e socialmente pelo ser humano, e que a matemática, produto desse movimento, e sua apropriação são relevantes para a inserção do sujeito no meio social. Dentre as ações realizadas nesse espaço, o presente artigo apresenta uma unidade de ensino que visava introduzir conhecimentos relativos ao conceito de número, mais especificamente vinculados à correspondência um a um, em uma turma de primeiro ano, composta de 24 alunos, que ainda não tinham desenvolvido aspectos elementares à alfabetização. O desencadear das ações se deu por meio de duas histórias virtuais, pautadas na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino. Como resultados, ao olhar para o ensino e a aprendizagem da Matemática nos anos iniciais, na perspectiva de espaços como o Clube de Matemática – que almeja a interação entre a aprendizagem de futuros professores e de alunos da Educação Básica – podem-se apontar como desafios: a inserção de futuros professores em escola pública de Educação Básica que apresenta dificuldades em relação a possibilidades de aprendizagem dos alunos; o desenvolvimento de ações com alunos na fase inicial de escolarização; a realização de uma proposta que não atingiu o objetivo de aprendizagem esperado. E como possibilidades, esta investigação permite destacar: a importância da interação com a professora regente; a atenção ao estágio de desenvolvimento dos alunos; a intencionalidade na organização do ensino; e a adoção de material sensorial adequado aos alunos.
Palavras-chave
Educação Matemática nos Anos Iniciais; Clube de Matemática; Conceito de Número;
Texto completo:
PDFA
HTML
DOI:
10.3895/actio.v4n3.10597
Apontamentos
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923