A educação através da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) para os anos iniciais do ensino fundamental: a terra e o universo em foco

Bruna Cristina Carvalho Gomes, Dulcimeire Aparecida Volante Zanon

Resumo


Este estudo teve por objetivo analisar as implicações do planejamento e da execução de uma proposta de ensino sobre a Terra e o Universo, na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a partir das reflexões promovidas por uma professora. Justifica-se este foco de pesquisa, pois a literatura tem apontado uma escassez de abordagens deste tema nas escolas e devido as lacunas formativas de professores para ensinar ciências. O ambiente empregado como fonte de dados foi uma escola municipal do interior do estado de São Paulo, junto a uma professora e a sua turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, composta por vinte e nove crianças. Os instrumentos de obtenção dos dados foram: diários reflexivos; gravações (áudio e vídeo); questionários e portfólios das crianças. Para examinar os dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) que nos permitiu identificar categorias. Constatamos que, durante as atividades, as crianças manifestaram-se motivadas e curiosas para apreender o mundo; incentivadas para escrever palavras e números e predispostas para a pesquisa, com autonomia, sobre a temática. Tais evidências demonstraram que o ensino na perspectiva CTS contribuiu para a alfabetização científica bem como da língua materna. Dentre as implicações deste trabalho, destacamos a importância da atuação do professor dos anos iniciais que, ao ser criativo, dinâmico, motivado, com metas e objetivos bem definidos, visa superar o atual ensino de Ciências para migrar a um modelo investigativo e atraente para as crianças.

Palavras-chave


Ensino de ciências; Terra e Universo; CTS; Formação docente.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v4n3.10424

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr