Caracterização da produção acadêmica brasileira sobre a sala de aula invertida

Marcelo Valério, Carlos Roberto Beleti Junior

Resumo


Com a intenção de mapear e caracterizar a produção acadêmica brasileira sobre a sala de aula invertida, este artigo apresenta os resultados bibliométricos de uma revisão de literatura, considerando as produções em língua portuguesa publicadas na última década no Brasil. Sala de aula invertida é um arranjo didático que consiste em três  processos: estudo prévio extraclasse, pelos estudantes; produção e mediação dos conteúdos via tecnologias digitais de informação e comunicação, pelos professores e instituições; e encontros presenciais baseados em metodologias ativas. Os promissores resultados de pesquisa e relatos de experiência têm autorizado sua interpretação como tendência educativa. Mas, diferente do que já acontece em outros países, há poucas revisões e sistematizações da produção acadêmica no Brasil, o que impõe o risco de que a adoção e a defesa do modelo estejam baseadas em evidências descontextualizadas. Neste estudo, identificaram-se todos os registros da expressão sala de aula invertida nos títulos de trabalhos acadêmicos produzidos entre 2008 e outubro de 2018, com o uso das ferramentas de pesquisa e alerta do Google Scholar. O mesmo parâmetro foi utilizado no catálogo de teses e dissertações da CAPES. Foram selecionadas 119 produções, e tais, caracterizadas de acordo com seguintes critérios: ano de publicação, tipo de trabalho, fonte, abrangência (do evento) ou qualidade da fonte (Qualis-CAPES), escopo, abordagem metodológica, objetos de estudo, instrumentos de análise, área de conhecimento e nível de ensino. A tabulação dos resultados estabelece um panorama da produção nacional sobre a sala de aula invertida, à disposição dos profissionais e instituições interessadas e sugere caminhos para a pesquisa sobre esse fenômeno educativo no Brasil.


Palavras-chave


Sala de aula invertida; Metodologias ativas; Bibliometria

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v4n3.10163

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr