Caracterização da produção acadêmica brasileira sobre a sala de aula invertida

Marcelo Valério, Carlos Roberto Beleti Junior

Resumo


Com a intenção de mapear e caracterizar a produção acadêmica brasileira sobre a sala de aula invertida, este artigo apresenta os resultados bibliométricos de uma revisão de literatura, considerando as produções em língua portuguesa publicadas na última década no Brasil. Sala de aula invertida é um arranjo didático que consiste em três  processos: estudo prévio extraclasse, pelos estudantes; produção e mediação dos conteúdos via tecnologias digitais de informação e comunicação, pelos professores e instituições; e encontros presenciais baseados em metodologias ativas. Os promissores resultados de pesquisa e relatos de experiência têm autorizado sua interpretação como tendência educativa. Mas, diferente do que já acontece em outros países, há poucas revisões e sistematizações da produção acadêmica no Brasil, o que impõe o risco de que a adoção e a defesa do modelo estejam baseadas em evidências descontextualizadas. Neste estudo, identificaram-se todos os registros da expressão sala de aula invertida nos títulos de trabalhos acadêmicos produzidos entre 2008 e outubro de 2018, com o uso das ferramentas de pesquisa e alerta do Google Scholar. O mesmo parâmetro foi utilizado no catálogo de teses e dissertações da CAPES. Foram selecionadas 119 produções, e tais, caracterizadas de acordo com seguintes critérios: ano de publicação, tipo de trabalho, fonte, abrangência (do evento) ou qualidade da fonte (Qualis-CAPES), escopo, abordagem metodológica, objetos de estudo, instrumentos de análise, área de conhecimento e nível de ensino. A tabulação dos resultados estabelece um panorama da produção nacional sobre a sala de aula invertida, à disposição dos profissionais e instituições interessadas e sugere caminhos para a pesquisa sobre esse fenômeno educativo no Brasil.


Palavras-chave


Sala de aula invertida; Metodologias ativas; Bibliometria

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DOI: 10.3895/actio.v4n3.10163

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