Uma experiência utilizando a plataforma HYPATIAMAT no ensino do Teorema de Pitágoras
Ruth Leia Pereira de Farias, Mariana Pelissari Monteiro Aguiar Baroni
Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de interação com alunos do 9º ano em uma escola municipal do estado de São Paulo com a plataforma educacional Hypatiamat, especificamente no que tange ao estudo relacionado ao teorema de Pitágoras. Essa pesquisa-ação foi desenvolvida com 24 alunos, mediados pelo professor, no laboratório de informática da escola e teve como finalidade principal acompanhar a evolução da aprendizagem dos participantes durante a utilização da plataforma. As etapas da pesquisa consistiram na aplicação de uma avaliação diagnóstica sobre o conteúdo relacionado ao teorema de Pitágoras, antes e após a interação dos alunos com a plataforma; na utilização desse recurso por um período de dez aulas nas quais foram acompanhados e medidos pelo professor pesquisador; e, por último, na aplicação de um questionário sobre a experiência vivenciada. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes, cerca de 87,49%, aprenderam satisfatoriamente o conteúdo proposto por meio da Plataforma Hypatiamat. A partir das respostas dos questionários foi possível perceber, também, que os estudantes gostaram e utilizariam novamente esse recurso durante as aulas, apesar de optarem frequentemente pelo método expositivo, típico do ensino tradicional, sobretudo quando a atividade requer habilidades mais complexas de leitura. Sendo assim, podemos concluir que a plataforma favoreceu e contribuiu com a aprendizagem dos alunos pois, por meio do acompanhamento e das avaliações realizadas pelo professor, verificamos que os alunos compreenderam os conceitos envolvidos nos exercícios e desenvolveram os cálculos corretamente.
Palavras-chave
Ensino de Matemática; Tecnologias para o Ensino; Plataforma Hypatiamat; Teorema de Pitágoras.
DOI:
10.3895/actio.v6n1.10027
Apontamentos
Direitos autorais 2021 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923