Mal-estar dos professores de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental II

Cristiane do Nascimento Gonçalves Poltronieri

Resumo


O artigo aqui apresentado tem como objetivo analisar as produções científicas disponibilizadas no Banco de Teses e Dissertações e no Portal de Periódicos da CAPES sobre o mal-estar dos professores de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental II. Metodologicamente foi adotada a pesquisa bibliográfica, tendo como fonte principal de busca de dados, o Banco de Teses e Dissertações da CAPES e o Portal de Periódicos da CAPES. A coleta abrangeu o período de 2012 a 2017. O corpus de pesquisa foi realizado com os descritores “mal-estar docente”, “sofrimento de professores”, “saúde ocupacional docente”. O corpus de análise foi constituído de sete trabalhos que tratam do mal-estar docente e possibilitou visualizar o panorama da pesquisa “mal-estar” docente. As dissertações e a tese foram lidas e contextualizadas no decorrer do artigo.


Palavras-chave


Mal-estar docente; Ciências; Matemática; Mal-estar; Sofrimento de professores

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DOI: 10.3895/rtr.v3n2.8967

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ISSN: 2525-6475

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