Pedagogia universitária: contribuições de ações formativas para a profissionalização docente

Naiara Sousa Vilela, Sarah Juvencino de Oliveira Morais, Geovana Ferreira Melo

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar possíveis transformações nas concepções pedagógicas de professores universitários, ao se vivenciarem ações formativas no contexto de uma universidade pública federal. Os problemas relacionados à ausência de uma base científica de conhecimentos para o exercício da profissão docente são amplamente conhecidos e se inserem no antigo dilema: pesquisador versus professor. A pesquisa foi norteada pelos seguintes questionamentos: Quais as contribuições das ações formativas para a construção dos saberes docentes dos professores universitários? Quais as principais mudanças nas concepções de prática pedagógica dos professores, participantes das ações formativas? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa – ação. Os dados foram obtidos por meio de questionários com professores participantes de ações formativas contínuas. As interpretações apresentadas foram referenciadas com base na técnica Análise de Conteúdo, de Bardin (1977) a qual nos permitiu afirmar que, a reflexão teórica – prática da docência, contribui para a modificação das concepções e atitudes profissionais dos professores, e isso, reflete diretamente na aprendizagem dos alunos. As ações formativas corroboraram para que os docentes participantes da pesquisa pudessem revisar e modificar práticas pedagógicas através de diálogos reflexivos, escuta e troca de experiências. Reafirmamos a necessidade de consolidar políticas institucionais de profissionalização docente, tendo em vista a necessidade de fortalecer a Pedagogia Universitária, pautada em uma perspectiva emancipadora, que priorize práticas dialógicas e colaborativas entre os docentes.


Palavras-chave


Docência Universitária; Saberes; Formação Contínua

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v2n2.8720

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim

Indexador de métricas: Google Acadêmico

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr