A formação do professor-tutor e a concepção de tutoria para o desenvolvimento da língua espanhola

Dilma Heloisa Santos, Ademir Aparecido Pinhelli Mendes

Resumo


Este trabalho, resultante de pesquisa realizada junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da UNINTER, tem por objetivo apresentar uma investigação de revisão de literatura acerca da formação do professor-tutor que atua no curso de Letras na disciplina de Língua Espanhola na modalidade a distância. Para tal, realizamos um estudo sobre sua função social e seu papel na atual conjuntura da sociedade no que diz respeito ao cenário político-pedagógico, a fim de tratar desse sujeito, sua formação e trabalho, bem como dos aspectos que envolvem a atuação pedagógica de tutoria para a EaD em um curso de Língua Espanhola. A pesquisa diagnosticou a ausência de estudos na área de formação do professor-tutor que trabalha com a Língua Espanhola e a falta de cursos específicos de formação para estes profissionais para atender essa disciplina, bem como apresentou uma concepção de professor-tutor a fim de entender qual seu papel dentro de um curso de formação de professores. A pesquisa está ancorada em uma revisão sobre estas temáticas a partir dos teóricos Peters (2003), Chermann e Bonini (2000), Ubry (2010), Martins (1999, 2000, 2003), Shigunov Neto e Maciel (2002), Chimentão (2009), Kumaravadivelu (2001, 2006), Paiva (2005), Fernandes (2008), Resende (2014), entre outros que nos deram suporte teórico e permitiram a construção de novos saberes. Concluímos que a formação do professor-tutor urge pautar-se não só em questões sobre a modalidade a distância, mas, sobretudo, em especificidades de cada disciplina para que este profissional atue com qualidade mediando o processo ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Formação; Professor-tutor; Tutoria; Língua Espanhola

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v3n1.8716

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr