Conhecimentos didático-pedagógicos: sentido e uso do planejamento

Léia de Cássia Fernandes Hegeto, Camila Jungles de Camargo, Débora Cristina Lopes

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo analisar os conhecimentos didático-pedagógicos na formação e prática do professor que atua no Ensino Médio em escolas estaduais de Curitiba, Paraná. Considera-se que os conhecimentos didático-pedagógicos são conhecimentos necessários para a prática docente e estão relacionados diretamente à ação de ensinar. Como exemplo, podem ser citadas as temáticas sobre planejamento, metodologias, relação entre os sujeitos, currículo e avaliação escolar. Na pesquisa optou-se em analisar as formas de organização do trabalho pedagógico no que se refere ao uso e sentido do planejamento na ação docente. Buscou-se aprofundar estudos sobre os conhecimentos mobilizados pelo professor no ato de ensinar. A pesquisa bibliográfica baseou-se em autores que tratam sobre o conhecimento na formação e atividade docente, como Tardif (2014), Shulman (2005) e Pimenta (1997). Como metodologia, optou-se pela observação de aulas e entrevistas por meio de questionários semiestruturados. A pesquisa revelou que os conhecimentos didático-pedagógicos presentes na formação inicial dos professores têm contribuído no momento de planejar as aulas e/ou seguir o planejamento de ensino, bem como que os docentes participam da elaboração e seguem o Plano de Ensino da instituição. A reflexão sobre a própria prática indica que o planejamento é realizado de maneira constante pelos professores entrevistados.


Palavras-chave


Prática docente; Formação inicial; Conhecimento didático-pedagógico

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v2n2.8715

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr