Desenvolvimento profissional da equipe gestora escolar em uma perspectiva inclusiva

Ana Mayra Samuel da Silva, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Ana Virginia Isiano Lima

Resumo


A equipe gestora escolar, também, é uma das responsáveis pela formação continuada de profissionais que estão em serviço, na unidade escolar. No entanto, essa equipe também necessita de um desenvolvimento profissional, uma vez que se afastam da docência para exercer cargos mais administrativos e burocráticos com interseção com o pedagógico escolar. O objetivo deste estudo, baseado em uma investigação de mestrado, é compreender as nuances do desenvolvimento profissional da equipe gestora escolar em uma perspectiva inclusiva a partir de reflexões sobre o plano de intervenção formativa. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa. Os participantes são membros da equipe gestora: diretora escolar, vice-diretora-escolar e coordenadora pedagógica. Na coleta de dados foram realizadas observações participantes, plano de intervenção formativa, interação com as participantes, gravações em áudio e relatório de campo da pesquisadora. A equipe gestora escolar participou de formações semanais a partir de um plano de intervenção elaborado com o intuito de promover a apropriação de conceitos relacionados à inclusão escolar e possíveis ações a serem desenvolvidas considerando os desafios e as possibilidades de uma escola pública municipal. A pesquisa permite concluir que a equipe gestora, quando aberta ao desenvolvimento profissional pode compreender e desenvolver ações para a efetivação dos princípios da Educação Inclusiva.


Palavras-chave


Equipe de Gestão Escolar; Desenvolvimento Profissional; Plano de Intervenção Formativa; Inclusão Escolar

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v3n1.8702

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr