O processo de formação continuada em serviço no município de Fortaleza
Resumo
Este trabalho busca conhecer as ações da Secretaria Municipal de Educação para a formação de professores em serviço, a partir de pesquisa com abordagem quali-quantitativa, fundamentada em entrevistas semiestruturadas e questionários, realizada com trinta professores de cinco escolas do município de Fortaleza, no intuito de identificar se estas formações cooperam para o processo de democratização da escola pública. Para tanto, fez-se um estudo documental e bibliográfico a partir da legislação e de autores que tratam desses assuntos. Concluiu-se que as formações não abordam a gestão democrática e não contribuem com a compreensão da escola como um coletivo escolar, tendo em vista a forma como são realizadas, a ausência de um aporte teórico, por serem realizadas fora das escolas, sem perspectiva acadêmica e científica, resultando na fragmentação do trabalho docente.
Palavras-chave
Formação continuada. Gestão Democrática. Fortaleza/Ceará.
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PDFDOI: 10.3895/rtr.v1n1.3899
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Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
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