O processo de formação continuada em serviço no município de Fortaleza

Clarice Zientarski, Maria Aires de Lima, Perla Almeida Rodrigues Freire

Resumo


Este trabalho busca conhecer as ações da Secretaria Municipal de Educação para a formação de professores em serviço, a partir de pesquisa com abordagem quali-quantitativa, fundamentada em entrevistas semiestruturadas e questionários, realizada com trinta professores de cinco escolas do município de Fortaleza, no intuito de identificar se estas formações cooperam para o processo de democratização da escola pública. Para tanto, fez-se um estudo documental e bibliográfico a partir da legislação e de autores que tratam desses assuntos. Concluiu-se que as formações não abordam a gestão democrática e não contribuem com a compreensão da escola como um coletivo escolar, tendo em vista a forma como são realizadas, a ausência de um aporte teórico, por serem realizadas fora das escolas, sem perspectiva acadêmica e científica, resultando na fragmentação do trabalho docente.

Palavras-chave


Formação continuada. Gestão Democrática. Fortaleza/Ceará.

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DOI: 10.3895/rtr.v1n1.3899

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ISSN: 2525-6475

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