Trajectória e desafios da avaliação do desempenho docente: o caso da Universidade Pedagógica de Moçambique

Stela Mithá Duarte, Juliano Neto Bastos

Resumo


O artigo aborda a trajectória e os desafios da avaliação do desempenho docente na Universidade Pedagógica de Moçambique (UPM). Tendo como base a pesquisa bibliográfica e documental, e a experiência informada dos autores, o texto tem como objectivo geral analisar a trajectória e os desafios da avaliação do desempenho docente, tendo em vista a melhoria da qualidade institucional da UPM. Argumentamos que, apesar do reconhecimento, pelo menos do ponto de vista teórico, do papel da avaliação do desempenho docente na melhoria da qualidade institucional, na prática, ela ainda está associada ao paradigma da objectividade, descurando aspectos emocionais e pouco contribuindo para a auto-reflexão do sujeito em relação ao seu desempenho. Concluímos que a avaliação do desempenho docente tem que ser concebida numa perspectiva holística, que inclua a auto-reflexão do professor sobre a sua prática e que, embora ainda esteja numa fase inicial de construção na UPM, a avaliação do desempenho docente necessita de ser ressignificada de modo a garantir maior contributo para a melhoria da qualidade institucional.


 


Palavras-chave


Palavras-chave: Avaliação de desempenho. Docência. Universidade Pedagógica. Moçambique.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v1n1.3891

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr