Disciplina e indisciplina no cotidiano e contexto escolar: um enfoque foucaultiano

Cleveron Montanarin

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo identificar as situações de indisciplina vivenciadas no cotidiano escolar e as medidas utilizadas pelo estabelecimento de ensino visando à manutenção e ao controle da disciplina. Tendo como principal aporte teórico o pensamento do filósofo Michael Foucault, foram analisados os instrumentos que integram a lógica pedagógica, tal como o livro de ocorrência, questionando em que medida a lógica disciplinar de formar indivíduos dóceis e úteis está presente no material pesquisado. Tal análise é de fundamental importância, na medida em que torna possível verificar se a prática pedagógica da escola está em consonância com o discurso que está materializado em seu Projeto Político-Pedagógico, onde afirma que o papel da instituição, entre outros, é de tornar os alunos autores criativos e leitores críticos.


Palavras-chave


Indisciplina escolar. Práticas disciplinares. Contexto escolar.

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DOI: 10.3895/rtr.v1n1.3887

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ISSN: 2525-6475

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