A educação em saúde nos currículos de formação de professores

Tatiane Cristina Possel Greter Schwingel, Maria Cristina Pansera de Araújo, Eva Terezinha de Oliveira Boff

Resumo


As pesquisas produzidas nos meios científicos, nos últimos anos, a respeito da Educação para a Saúde têm mostrado a sua reconhecida importância na formação docente. No entanto, ainda é uma temática que precisa ser compreendida. Considerando a relevância do tema, o objetivo deste trabalho é identificar e analisar as abordagens de Saúde contidas em trabalhos científicos que discutem a Educação para a Saúde nos currículos de formação de professores. A preocupação crescente com a formação profissional docente foi o ponto de partida para este estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, realizada nos periódicos, dissertações e teses contidas no Portal da Capes, no período de 2005 a 2015.  A seleção dos textos foi realizada com o descritor Educação em Saúde nos currículos, que permitiu identificar 55 textos. A análise possibilitou identificar que as matrizes curriculares que discutem a temática da Saúde apresentam uma visão contraditória ao descrito nos documentos oficiais do ensino e de caráter fortemente biologista, o que leva a formação de profissionais com concepções mais individualistas e sem fazer reflexão sobre a importância de coletivos de modo a estabelecer relações com o social e o cultural.


Palavras-chave


Teorias de currículo. Formação docente. Educação. Saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v1n1.3886

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim

Indexador de métricas: Google Acadêmico

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr