Uma análise discursiva do livro didático: o lugar de fala da mulher indígena na formação das crianças indígenas
Resumo
O objetivo deste artigo é fazer uma análise discursiva dos livros didáticos da coleção Buriti adotado em uma escola indígena tapeba, identificando o lugar de fala da mulher indígena na constituição da educação das crianças indígenas. Como metodologia, foi escolhida a pesquisa bibliográfica, analisando documentos, livros e sites para conseguirmos atingir o objetivo proposto; e análise discursiva de dois livros didáticos do 1º ano, da coleção Mais História e da Mais Interdisciplinar: ciências, história e geografia. Os autores escolhidos para nos ajudar nas reflexões e análises foram: Almeida (2009), Grubits et al (2005), Foucault (2013), Marcuschi et al (2020), Martinazzo et al (2014), Sartori (2011), Smolka (2008), Tassinari (2007), Vasconcelos (2020), Vasconcelos (2022), Luciano-Baniwa (2012). A escolha dos/as autores/as se deu tendo como critério a temática da educação e da infância diferenciadas. Consideramos que esta pesquisa trouxe uma temática relevante porque a presença das mulheres indígenas na produção de saberes das tradições ameríndias reflete seu lugar de fala em todos os espaços das aldeias na promoção dos modos de vida dos povos indígenas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v10n0.20264
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico