O uso de tecnologias digitais no ensino das ciências da natureza e suas tecnologias para o ensino médio a partir de uma revisão bibliográfica
Resumo
No contexto da educação escolar, a educação digital insta novas provocações para o campo educacional em relação às estratégias metodológicas do ensino e aprendizagem. Sendo assim, este estudo objetivou investigar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação adotadas como ferramentas didáticas na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, na etapa do Ensino Médio. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo revisão bibliográfica nas bases de dados SciELO-Brasil, Google Acadêmico, Periódicos CAPES e anais da ANPEd, no período de 2019 a 2023. O referencial teórico apoia-se no conceito de revisão sistemática e nos paradigmas da comunicação/educação. O texto apresenta uma síntese das principais contribuições dos trabalhos sobre as abordagens das metodologias ativas e das ferramentas digitais adotadas nas práticas docentes. Os resultados apontam a necessidade de fortalecer os processos da comunicação educativa, com vistas a transformar a informação em saber, tendo em conta que a tecnologia proporciona o acesso direto à informação, mas não ao conhecimento das Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Palavras-chave
Tecnologias Digitais; Ciências da Natureza; Ensino Médio; Práticas Pedagógicas.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v10n0.20022
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico