Educação Tecnológica no Brasil: avanços e retrocessos na formação da classe trabalhadora

Paulo César da Silva Rocha

Resumo


A história da Educação Tecnológica no Brasil é marcada por avanços e retrocessos impulsionados por reformas e contrarreformas que refletem disputas ideológicas e interesses políticos de cada período histórico. Este artigo tem como objetivo analisar como se compreende o significado da Educação Tecnológica no Brasil, assim como se situam os novos paradigmas influenciados pelos contextos políticos e econômicos no país. A pesquisa, de natureza qualitativa e explicativa, foi conduzida por meio de revisão bibliográfica em bases de dados acadêmica. Os resultados revelam que a concepção de Educação Tecnológica necessita transcender a visão neoliberal tecnicista, e deve articular ciência, cultura e trabalho. No entanto, a dualidade educacional persiste, restringindo o acesso da classe trabalhadora a uma formação integral. A contrarreforma do Ensino Médio, instituída pela Lei nº 13.415/2017, compromete a unidade entre educação básica e profissional, reduzindo a formação geral e fragmentando o currículo. Essa mudança reflete o avanço da lógica mercadológica na educação, subordinando-a aos interesses do capital. 


   

Palavras-chave


Educação Tecnológica; Educação Profissional e Tecnológica; Contrarreforma do ensino médio.

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DOI: 10.3895/rtr.v10n0.20017

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