Educação Tecnológica no Brasil: avanços e retrocessos na formação da classe trabalhadora
Resumo
A história da Educação Tecnológica no Brasil é marcada por avanços e retrocessos impulsionados por reformas e contrarreformas que refletem disputas ideológicas e interesses políticos de cada período histórico. Este artigo tem como objetivo analisar como se compreende o significado da Educação Tecnológica no Brasil, assim como se situam os novos paradigmas influenciados pelos contextos políticos e econômicos no país. A pesquisa, de natureza qualitativa e explicativa, foi conduzida por meio de revisão bibliográfica em bases de dados acadêmica. Os resultados revelam que a concepção de Educação Tecnológica necessita transcender a visão neoliberal tecnicista, e deve articular ciência, cultura e trabalho. No entanto, a dualidade educacional persiste, restringindo o acesso da classe trabalhadora a uma formação integral. A contrarreforma do Ensino Médio, instituída pela Lei nº 13.415/2017, compromete a unidade entre educação básica e profissional, reduzindo a formação geral e fragmentando o currículo. Essa mudança reflete o avanço da lógica mercadológica na educação, subordinando-a aos interesses do capital.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v10n0.20017
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico