Um olhar sobre o manual do professor do livro didático regional de história da Bahia.
Resumo
Neste trabalho, apresentamos os resultados da pesquisa intitulada - O Manual do Professor dos livros didáticos regionais de História da Bahia (PNLD 2013 e 2016). O objetivo central da pesquisa foi discutir o ensino de história local, a partir do Manual do Professor dos livros didáticos regionais que foram aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos certames de 2004 e 2016. A pesquisa de natureza qualitativa, baseou-se nos pressupostos da Análise de Conteúdo. Concluiu-se que o ensino de história local proposto pelos livros regionais deveria ter abordado temas como o machismo, racismo colapso ambiental, o direito à memória histórica e à demarcação de terras das populações indígenas, valorização da cultura democrática e do diálogo intercultural. As obras, também, precisam problematizar a construção discursiva dos heróis locais, humanizando-os e reconhecendo as contradições que envolve a agência das pessoas em determinados contextos culturais, sociais e políticos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v10n0.20003
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico