A experiência no uso de tecnologias tangíveis na construção de imagens expressivas
Resumo
A presença cada vez mais dominante das tecnologias digitais de comunicação e criação no cotidiano dos adolescentes, vem substituindo práticas manuais e experiências tangíveis que, até recentemente, ocupavam um espaço significativo em suas rotinas. Esse fenômeno desperta questionamentos importantes sobre os impactos dessas tecnologias na formação da subjetividade e no interesse pelo aprendizado, uma vez que o distanciamento de vivências concretas pode influenciar a percepção de mundo e a expressão individual dos jovens. Este ensaio busca abordar esses desafios por meio de uma metodologia prática e reflexiva, oferecendo atividades de criação que envolvem tecnologias tangíveis de comunicação visual. Em diálogo com a evolução histórica dos meios de expressão, o projeto explora práticas como frotagem, carimbos e serigrafia, situando os participantes em uma jornada que conecta o fazer manual à construção da subjetividade. Realizado no contexto de um projeto de direitos humanos e educação popular, o trabalho visa tanto despertar o interesse dos adolescentes quanto fomentar o engajamento com o aprendizado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v10n0.19998
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico