O potencial educacional de o show da Luna: promovendo a educação científica na educação infantil

Sávio Oliveira da Silva

Resumo


Este artigo investiga o potencial dos desenhos animados, em particular "O Show da Luna", como ferramenta educacional para promover a Educação em Ciências na Educação Infantil. Em resposta ao aumento do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) por crianças, o estudo explora como desenhos animados podem ampliar o conhecimento e contribuir para o desenvolvimento da autoconsciência infantil. Os episódios desta série abordam temas científicos de maneira lúdica, integrando conceitos que atendem aos objetivos educacionais do currículo escolar. A metodologia adotada é documental, descritiva e interpretativa, centrada na análise dos episódios de "O Show da Luna" e alinhada aos objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise enfoca a narrativa dos episódios "Desenhos do céu" e "O que é o arco-íris?", destacando como esses conteúdos contribuem para a alfabetização científica das crianças. Considerando a relevância do desenho animado como facilitador do desenvolvimento infantil, o estudo conclui que "O Show da Luna" não só desperta o interesse das crianças pelo mundo científico, mas também promove aprendizagens significativas que estimulam habilidades cognitivas, lúdicas e sociais desde a Educação Infantil.

Palavras-chave


Desenhos animados educacionais;, Educação em Ciências; Desenvolvimento infantil

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v10n0.19891

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr