Reinventando o Movimento: O Ensino de Dança e os Limites do Lockdown

Karen de Souza Cruz, Marcelo Victor da Rosa

Resumo


O estudo aborda o ensino de dança durante o lockdown imposto pela pandemia de COVID-19, destacando como a migração para o ambiente virtual desafiou práticas pedagógicas e artísticas tradicionais. Com base em entrevistas realizadas com professores de dança de Campo Grande (MS), investiga-se a ressignificação das práticas de ensino por meio do uso de artefatos culturais e da pedagogia cultural. A pesquisa evidencia os desafios do ensino remoto, como a ausência do toque físico e das interações sensoriais, e explora as adaptações criativas, incluindo espetáculos online e a integração de tecnologia às aulas. Conclui-se que, apesar das limitações, o ensino híbrido e remoto abriu novas possibilidades pedagógicas, embora o formato presencial permaneça insubstituível para uma experiência sensorial e cultural plena.

Palavras-chave


Ensino da Dança; Pandemia; Pedagogia Cultural; Artefato Cultural.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v10n0.19863

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr