A trajetória das tecnologias digitais nos livros didáticos de matemática

Ayla Moulaz Carvalho, Rúbia Barcelos Amaral

Resumo


Desde 2014, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) tem trazido diretrizes sobre a presença de Tecnologias Digitais (TD) nos Livros Didáticos (LD), inicialmente por meio dos Objetos Educacionais Digitais até o presente momento por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O PNLD 2020 é o primeiro com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC, que apresenta propostas tratando especificamente sobre o uso das TD. Dessa maneira, uma vez que, para serem aprovados, os LD devem seguir os editais do PNLD, o presente artigo apresenta uma revisão de literatura dos anos 2014 a 2020 com uma discussão sobre de que forma os LD têm apresentado as TD em suas abordagens nesse período nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Palavras-chave


PNLD; Objetos Educacionais Digitais; Base Nacional Comum Curricular; Educação Matemática

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DOI: 10.3895/rtr.v10n0.19610

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