Literatura, ensino de língua inglesa, letramento literário e formação do leitor: breves apontamentos sobre um material didático em construção
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar as realizações iniciais do projeto “Literatura, ensino de língua inglesa e formação do leitor: desenvolvimento de material didático para o ensino médio”, que, com o objetivo de “desenvolver material didático de língua inglesa para os três anos da última etapa da educação básica, contendo excertos literários que servirão à apresentação de tópicos linguísticos e conteúdo, com vistas ao desenvolvimento da criticidade e à formação do leitor”, é estruturado em pesquisas acerca do ensino de língua inglesa em confluência com a literatura, fim que demanda, além da abordagem de ambos os conceitos, noções acerca do letramento literário, da formação de leitores e das características dos materiais didáticos. Assim, com vistas a encontrar respostas à questão “a literatura em língua inglesa pode tornar o ensino de inglês mais efetivo e contribuir para o desenvolvimento da criticidade e a formação de leitores?”, o projeto de pesquisa tem dado seus primeiros passos rumo ao produto educacional final, qual seja, a elaboração de material didático de língua inglesa para o ensino médio. Tal trajetória é aqui narrada.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v10n0.19480
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico