O docente como sujeito direcionador da práxis pedagógica: a tecnologia para além do contexto pandêmico
Resumo
Este trabalho constitui-se como um recorte de uma pesquisa de dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Objetivou debater o trabalho do docente como um direcionador do uso das tecnologias. Como metodologia, foi utilizado entrevista com 5 professores (as)de Ensino Superior, de ambos os sexos, que tenham trabalhado durante o período da pandemia e que estavam atuando agora remota ou presencialmente em universidades do Brasil. Esses participantes foram recrutados através da metodologia bola de neve e as entrevistas foram gravadas e posteriormente submetidas à análise de conteúdo. Conclui-se que a formação docente deve configurar um processo no qual ele desvele ou apresente suas questões relativas ao processo educacional, às suas necessidades, carências e deficiências no processo ensino-aprendizagem que permite refletir sobre sua própria aprendizagem, própria ação e prática pedagógica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.18619
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico