O Pladlet como instrumento de avaliação da aprendizagem de Ciências Naturais

Tiago Donizete Alves, Karol Aparecida Rodrigues

Resumo


Inovações de avaliação da aprendizagem podem surgir em ambientes de entretenimento com o apoio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O presente estudo descreve a utilização da plataforma Padlet como um instrumento de avaliação de Ciências Naturais em um cenário de união das ferramentas digitais e do conceito de aprendizagem Edutainment. Aplicou-se o Padlet em duas avaliações, destinadas aos estudantes dos 6º e 9º anos do ensino fundamental. Adotou-se a análise documental como percurso metodológico (LÜDKE; ANDRÉ, 2012), criando-se unidades de análise com as respostas dos alunos. Dos dados emergiram-se as categorias de análise: Saber incompleto, Saber pretendido e Saber inclusivo. Verificou-se que o Padlet contemplou as funções – didático-pedagógica, diagnóstica, formativa e de controle – da avaliação; identificou o desempenho dos alunos; valorizou os estilos de aprendizagem; modificou os papeis do professor e dos estudantes; proporcionou ambientes de autonomia, engajamento e criatividade; e permitiu a reflexão sobre o trabalho docente. Essas contribuições podem ser agrupadas em três dimensões: características do processo avaliativo, prática educativa e Edutainment. Esse trabalho fomenta a ampliação das discussões tecidas e/ou a abordagem de novas concepções sobre os impactos da combinação de ferramentas digitais e Edutainment na forma como os alunos são avaliados e como isso influencia seu envolvimento no aprendizado.


Palavras-chave


Avaliação da aprendizagem; TDICs; Entretenimento; Padlet.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v9n0.18567

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr