Cultivando a convivência pacífica: comunicação não violenta na mediação de conflitos escolares
Resumo
Este estudo tem como objetivo explorar a importância da Comunicação Não Violenta (CNV) na resolução de conflitos dentro do ambiente escolar. Inicialmente, o texto define a mediação de conflitos escolares e introduz os princípios da CNV, destacando sua ênfase na empatia, na compaixão e na autenticidade nas interações humanas. Em seguida, o texto aborda exemplos concretos de aplicação da CNV na mediação de conflitos escolares, como os círculos de diálogo entre alunos, mediação entre alunos e professores e resolução de conflitos entre os pais e a escola. Esses exemplos ilustram como a CNV pode promover a compreensão mútua, a empatia e a busca por soluções colaborativas, contribuindo para um ambiente escolar mais pacífico e saudável. Além disso, o texto destaca os benefícios da implementação da CNV na escola, como a construção de relações mais saudáveis entre os membros da comunidade escolar e o desenvolvimento de habilidades de comunicação eficazes nos alunos. No entanto, também reconhece os desafios enfrentados na implementação da CNV, como a resistência à mudança e a falta de recursos e capacitação adequados. No geral, o texto enfatiza a importância da CNV como uma ferramenta poderosa para promover a convivência pacífica e a resolução de conflitos na escola.
Palavras-chave
Comunicação Não Violenta; Resolução de Conflitos; Ambiente Escolar.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.18531
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico