Um conjunto de diretrizes para a adaptação de avaliações de aprendizagem para alunos com TDAH

Luciano Tadeu Esteves Pansanato, Bruna Rafaela da Silva

Resumo


Para que alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) sejam incluídos de maneira adequada e possam participar de maneira permanente no processo de ensino e aprendizagem, podem ser necessárias algumas adaptações curriculares que criem as condições que favoreçam a inclusão. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um conjunto de Diretrizes para a Adaptação de Avaliações de Aprendizagem para Alunos com TDAH. Essas diretrizes foram elaboradas a partir de revisão bibliográfica para levantamento das características do TDAH e de análise documental de uma coleção de avaliações de aprendizagem aplicadas a alunos do Ensino Fundamental para identificar casos nos quais um aluno com TDAH poderia ter dificuldade. O resultado é um conjunto de dez diretrizes que pode ser utilizado por um professor para adaptar as avaliações de aprendizagem para alunos com TDAH. Nesse sentido, este trabalho pode contribuir para a compreensão da importância da adaptação curricular de avaliações de aprendizagem para alunos com TDAH e o resultado oferece possibilidades para a melhoria das práticas de inclusão através da apropriação por professores da habilidade de elaborar material adaptado para alunos com TDAH.

Palavras-chave


Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; Avaliação da aprendizagem; Adaptação curricular

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v9n0.17713

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr