Um conjunto de diretrizes para a adaptação de avaliações de aprendizagem para alunos com TDAH
Resumo
Para que alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) sejam incluídos de maneira adequada e possam participar de maneira permanente no processo de ensino e aprendizagem, podem ser necessárias algumas adaptações curriculares que criem as condições que favoreçam a inclusão. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um conjunto de Diretrizes para a Adaptação de Avaliações de Aprendizagem para Alunos com TDAH. Essas diretrizes foram elaboradas a partir de revisão bibliográfica para levantamento das características do TDAH e de análise documental de uma coleção de avaliações de aprendizagem aplicadas a alunos do Ensino Fundamental para identificar casos nos quais um aluno com TDAH poderia ter dificuldade. O resultado é um conjunto de dez diretrizes que pode ser utilizado por um professor para adaptar as avaliações de aprendizagem para alunos com TDAH. Nesse sentido, este trabalho pode contribuir para a compreensão da importância da adaptação curricular de avaliações de aprendizagem para alunos com TDAH e o resultado oferece possibilidades para a melhoria das práticas de inclusão através da apropriação por professores da habilidade de elaborar material adaptado para alunos com TDAH.
Palavras-chave
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; Avaliação da aprendizagem; Adaptação curricular
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.17713
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico