A reforma do Ensino Médio no Rio Grande do Sul e o processo de desdemocratização da educação: a voz dos professores

Lisangela Teixeira Lacerda, Maria Raquel Caetano

Resumo


Neste artigo, buscamos identificar as alterações instituídas pela Reforma do Ensino Médio no RS a partir da Lei Nº 13.415/2017 e sua repercussão no Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, uma escola de Educação Básica no RS. Buscamos compreender as percepções de professores a respeito das mudanças e dos efeitos da reforma no currículo da escola. A partir de uma abordagem qualitativa, os procedimentos adotados para produção dos dados foram a pesquisa bibliográfica, documental e entrevista com professores. Nas considerações, alertamos para o processo de desdemocratização que vem ocorrendo na educação do RS, tendo em vista a falta de participação coletiva nos processos decisórios.

Palavras-chave: Reformas. Ensino Médio. Currículo. Professores. Desdemocratização.


Palavras-chave


Reformas. Ensino Médio; Currículo; Professores; Desdemocratização.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v8n0.17504

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr