A reforma do Ensino Médio no Rio Grande do Sul e o processo de desdemocratização da educação: a voz dos professores
Resumo
Neste artigo, buscamos identificar as alterações instituídas pela Reforma do Ensino Médio no RS a partir da Lei Nº 13.415/2017 e sua repercussão no Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, uma escola de Educação Básica no RS. Buscamos compreender as percepções de professores a respeito das mudanças e dos efeitos da reforma no currículo da escola. A partir de uma abordagem qualitativa, os procedimentos adotados para produção dos dados foram a pesquisa bibliográfica, documental e entrevista com professores. Nas considerações, alertamos para o processo de desdemocratização que vem ocorrendo na educação do RS, tendo em vista a falta de participação coletiva nos processos decisórios.
Palavras-chave: Reformas. Ensino Médio. Currículo. Professores. Desdemocratização.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v8n0.17504
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico