O narrar-se no tempo do fazer docente como arte de conceber pesquisa em educação
Resumo
Repensar e refletir sobre a autoformação e o desenvolvimento profissional docente são movimentos coesos, contínuos em nosso ser/fazer como dinâmica que se faz presente em nossas práticas pedagógicas cotidianas. Tendo como campo de estudo a pesquisa narrativa, este artigo visa expor a importância dessa como princípio investigativo na área da educação. Embora a pesquisa narrativa ainda seja considerada, em âmbito acadêmico, como investigação “menor”, os trabalhos que bebem nessa fonte têm demonstrado a riqueza epistemológica por trás desse viés teórico-metodológico, o qual proporciona uma abordagem profunda para a compreensão do contexto educacional, especialmente no que diz respeito à formação de professores.
Palavras-chave
Pesquisa narrativa; Metodologia; Autobiografia.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v8n0.17392
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico