Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor

Maria do Socorro Sousa Silva, Ivani Ferreira de Faria

Resumo


Este artigo teve como objetivo traçar algumas reflexões sobre    vivências no primeiro semestre de 2023 em uma turma de estudantes/professores Tremembé do Curso de Pedagogia Magistério Intercultural Tremembé no Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) e de como esse curso especifico dos Tremembé é importante para a formação desses sujeitos e para o exercício docente na escola indígena diferenciada. O presente estudo se pautou numa pesquisa de abordagem qualitativa. Tomou-se como campo de análise o curso citado, realizado na aldeia de Almofala, situada na parte litorânea oeste do Estado do Ceará. Contamos com a colaboração de estudantes/professores, os quais disponibilizaram bom convívio e boa vontade para a entrevista. A partir dessa pesquisa foi possível compreender que as reflexões sobre as vivências foram relevantes e que o (PARFOR) tem sido um instrumento formativo necessário, desenvolvendo uma formação de qualidade.


Palavras-chave


Vivências; Formação Docente; PARFOR.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v8n0.17390

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr