Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor
Resumo
Este artigo teve como objetivo traçar algumas reflexões sobre vivências no primeiro semestre de 2023 em uma turma de estudantes/professores Tremembé do Curso de Pedagogia Magistério Intercultural Tremembé no Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) e de como esse curso especifico dos Tremembé é importante para a formação desses sujeitos e para o exercício docente na escola indígena diferenciada. O presente estudo se pautou numa pesquisa de abordagem qualitativa. Tomou-se como campo de análise o curso citado, realizado na aldeia de Almofala, situada na parte litorânea oeste do Estado do Ceará. Contamos com a colaboração de estudantes/professores, os quais disponibilizaram bom convívio e boa vontade para a entrevista. A partir dessa pesquisa foi possível compreender que as reflexões sobre as vivências foram relevantes e que o (PARFOR) tem sido um instrumento formativo necessário, desenvolvendo uma formação de qualidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v8n0.17390
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico