O Método de Melhoria de Resultados: gestão democrática ou mera intencionalidade?
Resumo
O presente artigo, recorte de uma pesquisa concluída em agosto de 2021 que investigou o Programa Gestão em Foco e o Método de Melhoria de Resultados (MMR) que o embasa no intuito de desvelar a concepção de qualidade defendida pelo método propõe identificar nos documentos de implementação do MMR, indícios da gestão quanto à participação da comunidade escolar sobre a implementação do método. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental e identificou que, embora defenda-se que o MMR esteja articulado à gestão democrática, não ultrapassa a intencionalidade, posto que nos documentos de implementação do método não foi evidenciada efetiva participação dos segmentos da comunidade nas tomadas de decisão da escola, bem como a participação dos cidadãos na implementação do método na rede pública estadual paulista.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v8n0.17376
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico