O silêncio que fala: impactos da timidez no processo educativo
Resumo
O trabalho objetiva refletir sobre a timidez como característica de personalidade e seus impactos no processo educativo. Baseado na pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Cunha (2022), apresenta relatos de experiências pessoais de duas pedagogas, que se consideram tímidas, com narrativas e percepções sobre a vida escolar, processos interativos de desenvolvimento e de aprendizagem afetivos e estigmas instituídos na sala de aula e no cotidiano com seus pares e docentes. Busca-se, com a perspectiva metodológica autobiográfica e biográfica, analisar práticas e pedagogias facilitadoras nas atividades educativas e recreativas da escola. Resultados apontam metodologias e contribuições nos processos subjetivos interativos com alunas tímidas na escola mediadas por docentes. Ressalta, entretanto, a impossibilidade na padronização de práticas/metodologias como eficazes para utilizar com alunos/crianças.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v8n0.17363
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico