Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida
Resumo
Apresentamos a dinâmica de um projeto de ensino desenvolvido com alunos de cursos de Graduação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no formato de grupo de estudos. Considerando a realização do trabalho sob uma ótica contemporânea da multiplicidade e da diferença (DELEUZE; GUATTARI, 1995), desenvolvemos alguns temas pertinentes à formação de professores, pautados em discussões teóricas e práticas com abordagens transdisciplinares: Educação, Filosofia, Arte, Cinema, Literatura, Psicologia. O Ateliê de estudos e pesquisa: docência, diferença e produção de subjetividades (ATEPDif) está sendo uma oportunidade para que os/as estudantes possam construir outra percepção sobre o que se entende por ser professor(a) e exercer a profissão, mediante a compreensão da transformação dos processos de subjetivação (GUATTARI, 2006) na relação com o que se agencia para criar uma aula-pesquisa-ideia, considerando sua própria existência em meio à docência. Da mesma forma, há a disposição de um espaço e tempo de troca de saberes, onde possam aprender a organizar diferentes formas de estudo, sistematizar conceitos e ideias a partir da mediação do trabalho grupal.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v8n0.17360
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico