Girassonhos: possibilidade metodológica participativa para a promoção da educação ambiental crítica

Mônica Andrade Modesto, Felipe Alex Santiago Cruz

Resumo


Este artigo está inscrito no campo de estudos da educação ambiental à luz da vertente crítica e objetiva apresentar uma possibilidade metodológica para a sua promoção na Educação Básica – o Girassonhos. A discussão teórica é alicerçada em contribuições advindas de Modesto (2019), Silva e Loureiro (2019) Nepomuceno (2021), DCNEA (2012), entre outros. O estudo de caráter descritivo delineia a oficina denominada Girassonhos como uma proposta metodológica baseada nos propósitos das metodologias participativas e inspirada na Oficina de Futuro, alicerçada pela criticidade e apreensão da realidade. Desta feita, argumenta-se que a estratégia metodológica supracitada é capaz de possibilitar a promoção da educação ambiental para além de uma proposta prescritiva de trabalho pedagógico, sendo instrumento de mobilização para transformação da realidade.

Palavras-chave


Criticidade; Educação Básica; Metodologia Participativa

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DOI: 10.3895/rtr.v8n0.17355

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