Girassonhos: possibilidade metodológica participativa para a promoção da educação ambiental crítica
Resumo
Este artigo está inscrito no campo de estudos da educação ambiental à luz da vertente crítica e objetiva apresentar uma possibilidade metodológica para a sua promoção na Educação Básica – o Girassonhos. A discussão teórica é alicerçada em contribuições advindas de Modesto (2019), Silva e Loureiro (2019) Nepomuceno (2021), DCNEA (2012), entre outros. O estudo de caráter descritivo delineia a oficina denominada Girassonhos como uma proposta metodológica baseada nos propósitos das metodologias participativas e inspirada na Oficina de Futuro, alicerçada pela criticidade e apreensão da realidade. Desta feita, argumenta-se que a estratégia metodológica supracitada é capaz de possibilitar a promoção da educação ambiental para além de uma proposta prescritiva de trabalho pedagógico, sendo instrumento de mobilização para transformação da realidade.
Palavras-chave
Criticidade; Educação Básica; Metodologia Participativa
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PDFDOI: 10.3895/rtr.v8n0.17355
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Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
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