Educação ambiental crítica, psicologia cultural e valores socioambientais: um diálogo interdisciplinar
Resumo
Este artigo de caráter teórico traz contribuições da Educação Ambiental Crítica (EAC) e da Psicologia Cultural Semiótica (PCS) para propor uma compreensão mais aprofundada sobre os processos de promoção de valores socioambientais diante da urgência da crise ambiental provocada pelas ações e comportamentos humanos que estão na origem de sérios desastres que ameaçam o meio ambiente. O diálogo entre a EAC e a PCS oferece contribuições fundamentais para propor estratégias que colaborem com a promoção de valores levando as pessoas a agir de acordo com padrões pró-ambientais, assim favorecendo o seu engajamento em práticas socioambientais em que a manutenção da vida em desenvolvimento se sobreponha a interesses baseados puramente no consumismo e no mercado. Nesse sentido, é preciso estimular toda uma comunidade escolar em processos de sensibilização, conscientização e conhecimentos relativos à questão socioambiental, despertando entre educadores e estudantes motivação e ações propositivas que os incitem à preservação do meio ambiente, à sustentabilidade, e à construção de um mundo mais pacífico, inclusivo e solidário.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v8n0.17246
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico