Metodologias interdisciplinares para o ensino das línguas inglesa e portuguesa e suas literaturas: aproximando as áreas do conhecimento e inovando as práticas em sala de aula
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados iniciais do projeto de pesquisa “Metodologias interdisciplinares para o ensino das línguas inglesa e portuguesa e suas literaturas”, que ocorre no IFPR campus Palmas desde 2022. Tal projeto consiste na pesquisa, em Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, de metodologias de ensino que possam ser adaptadas para o ensino das línguas inglesa, portuguesa e suas literaturas. Com o objetivo de inovar as práticas de ensino dessas disciplinas e de promover reflexão, fazendo-as estar em consonância com os pressupostos da interdisciplinaridade e da práxis interdisciplinar, os pesquisadores até então selecionaram duas metodologias usadas nas Ciências Naturais (Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade e Ciclos de Aprendizagem) e uma típica da Matemática (Tarefas de Análise de Produção Escrita). Com isso, este texto apresenta tais metodologias e tece considerações acerca das possibilidades de sua adaptação, sempre à luz da interdisciplinaridade e dos pressupostos da BNCC.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.17162
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico