A trajetória de mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos: um olhar para as questões de gênero

Eliane Caetano da Rosa, Edimar Fonseca da Fonseca, Maicon Quevedo Fontela

Resumo


RESUMO

O presente trabalho buscou analisar a trajetória de vida de mulheres com idade aproximada ou superior aos trinta anos, estudantes ou concluintes da modalidade de ensino EJA, buscando compreender a sua percepção quanto às questões de gênero e seu impacto na vida escolar e entender os motivos da evasão escolar por mulheres durante a infância e adolescência e as implicações de gênero no processo; os motivos do retorno e as dificuldades encontradas no percurso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizou-se o método da entrevista para coleta dos dados. O trabalho problematiza as vantagens e desvantagens iniciais de gênero que se originam na infância e se perpetuam pela vida adulta e que podem refletir direta ou indiretamente na vida escolar.

Palavras-chave: Gênero; Mulher; Educação; EJA.


Palavras-chave


Gênero; Mulher; Educação; EJA.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v8n0.17104

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr