O protagonismo juvenil como ferramenta pedagógica. Um estudo na escola CEPI Osório Raimundo de Lima em Iporá-GO

Alessandra Daielle de Ávila Silva Ribeiro, Wania Regina Coutinho Gonzalez

Resumo


O artigo analisa a metodologia pedagógica chamada Protagonismo Juvenil (PJ), integrante das práticas pedagógicas das escolas de Tempo Integral do estado de Goiás, a partir dos dados de uma pesquisa, realizada no período de agosto a setembro de 2022, com agentes escolares (professores, coordenadores, gestora e administrativos). O texto aborda a adoção do PJ na escola de Período Integral Osório Raimundo de Lima da cidade de Iporá – GO mediante dados obtidos em entrevistas semi-estruturadas, consolidando a opinião destes agentes educacionais sobre sua prática pedagógica e como elas influenciam os estudantes. O quadro teórico da pesquisa é composto por Stephen Ball, Antônio Carlos Gomes, Luiz Dourado e José Carlos Libâneo entre outros. A análise das entrevistas, efetuada a partir dos critérios de repetição e relevância das respostas – análise do conteúdo temático- revelaram que a maioria dos integrantes da comunidade escolar possui uma ideia superficial sobre a aplicação da metodologia do Protagonismo Juvenil. Outro aspecto relevante refere-se a dificuldade encontrada pelos professores, vinda da necessidade de planejar aulas mais atrativas, com metodologias ativas, já que a instituição posiciona o estudante na centralidade do processo educativo indicando a necessidade de um olhar mais atento em relação à formação docente. No que tange aos aspectos positivos destacam-se: melhorias nos resultados de aprendizagem, bem como um maior engajamento juvenil nas atividades escolares, resultando em uma participação mais democrática. 


Palavras-chave


Protagonismo Juvenil; Ensino Médio; Educação Integral; Goiás

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v8n0.16815

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr