Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019)
Resumo
Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura das produções científicas brasileiras na forma de teses e dissertações sobre Avaliação das Aprendizagens no Ensino de Ciências Biológicas e objetiva identificar como se configura a produção de conhecimento em avaliação das aprendizagens na área de Ensino das Ciências Biológicas no Brasil, desenvolvidas no período de 2003 a 2019. A coleta de dados foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD e foram selecionados vinte e uma produções, as quais foram analisadas a partir da Análise Textual Discursiva - ATD. A análise realizada permitiu constatar a escassa produção de teses e dissertações sobre o tema, sendo que nas que compuseram esta revisão de literatura predominaram aquelas cujos objetos de investigação foram a concepção e a formação de professores e estudantes em avaliação das aprendizagens, evidenciando por um lado, que há um intenção de que a avaliação seja realizada em perspectiva mais formativa e dialógica, por outro; que na prática a que prevalece é a tradicional, centrada em testes e provas. Esta constatação expõe algumas fragilidades em estudos sobre o tema, e permite apontar um campo vasto para estudos futuros que procurem aprofundar os fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens, voltados à melhoria da docência, seja na Educação Básica ou na Educação Superior.
Palavras-chave
Avaliação das Aprendizagens; Ciências Biológicas; Revisão Sistemática de Literatura.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v8n0.16614
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico