A intervenção pedagógica como possibilidade para pesquisa em alfabetização

Betânia Rondan Vieira, Patrícia dos Santos Moura

Resumo


A pesquisa relatada neste artigo possuía como objetivo aplicar práticas pedagógicas que estimulassem a aprendizagem sobre a ortografia a partir da análise e reflexão das regularidades e irregularidades das palavras da Língua Portuguesa. Com isso, pretendia-se identificar as compreensões dos aprendizes acerca do funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética para compreender o processo de ortografização nessas crianças. Trata-se de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica com abordagem qualitativa de dados. Os sujeitos participantes foram alunos e alunas do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Jaguarão/RS. Os resultados apontaram que o processo de ortografização pode ser estimulado a partir de práticas reflexivas, que também dão conta de auxiliar na compreensão sobre o sistema de escrita alfabética.


Palavras-chave


Alfabetização; Ortografia; Ortografização

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v7n0.16240

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr