Gestão de conflitos e combate à violência entre os alunos de uma escola de Ensino Fundamental

Daniel Mendonça de Souza, Lúcio Jorge Hammes

Resumo


O presente artigo analisa resultados de uma intervenção pedagógica que teve como objetivo promover estratégias de gestão de conflitos e combate à violência e a promoção da cultura de paz junto aos alunos de uma escola pública de Ensino Fundamental. A intervenção teve como base a pedagogia freireana dos círculos de cultura. Os participantes foram convidados a responder um questionário para um estudo prévio e se reuniram para dialogar sobre o tema. Os resultados indicam que, para 80% dos alunos o conflito é visto como algo negativo, sinônimo de briga ou discussão enquanto, 20% acredita que o conflito é uma divergência de opiniões que pode ser resolvida através do diálogo.


Palavras-chave


Conflitos; Violência; Diálogo; Cultura de paz

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v7n0.16238

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr