O ensino por investigação na formação permanente do professor de Ciências do Ensino Fundamental – anos iniciais: possibilidade para alfabetização científica

Luiz Carlos Marinho de Araújo

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar os fatores limitantes e as potencialidades de um grupo a partir de uma formação permanente voltada a professores de Ciências do Ensino Fundamental – anos iniciais, com vista à Alfabetização Científica. A formação teve por abordagem o Ensino por Investigação, tendo a Educação para o trânsito como contexto. Este estudo de natureza qualitativa é um recorte da pesquisa de mestrado do autor, os dados foram obtidos a partir da aplicação de questionário, entrevista e grupo focal, sistematizados, em seguida, pelas etapas de Construção, [Des]construção e [Re]construção do corpus. Assim, para análise dos dados, optou-se pela Análise Textual Discursiva. Por resultados, identificou-se a insuficiência de formação permanente para os professores de Ciências do Ensino Fundamental – Anos iniciais, bem como o reconhecimento dos saberes dos professores como possibilidade de aproximação do contexto social com o contexto formativo dos professores. Desse modo, é possível integrar práticas sociopolíticas nas políticas de formação, destacando-se as atitudes no trânsito como contexto para práticas investigativas propícias à Alfabetização Científica do professor de Ciências.


Palavras-chave


Formação permanente; Alfabetização científica; Ensino de Ciências; Educação para o trânsito; Atividade investigativa

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v7n0.16119

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr