Avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática

Oséias Santos de Oliveira

Resumo


O artigo objetiva analisar a organização das políticas educacionais com vistas à promoção da democratização das relações e das ações consolidadas em torno de um Sistema Municipal de Ensino (SME), à luz do Contexto da Prática. A pesquisa é qualitativa, do tipo Estudo de Caso, quando se optou pela abordagem do Ciclo de Políticas como método analítico para avaliação da política educacional construída no município de Santa Rosa/RS. Os sujeitos formuladores das políticas configurados em prefeitos municipais, secretários municipais de educação e presidentes do Conselho Municipal da Educação, em atuação entre 1997 e 2012, expressam, por meio de entrevistas e questionários, suas concepções sobre a democratização da educação local. O estudo evidencia a necessidade de reelaboração de ações políticas que propiciem a ampliação da participação e o fortalecimento do legado democrático. Conclui-se que no tocante aos processos de gerenciamento de um Sistema Municipal de Ensino convergem múltiplos interesses que, advindos de distintos segmentos da sociedade civil e da sociedade política, sinalizam para um efetivo aprendizado da gestão democrática.


Palavras-chave


Políticas públicas; Sistema Municipal de Ensino; Ciclo de políticas; Contexto da prática

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DOI: 10.3895/rtr.v7n0.15705

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