Constituição do conhecimento de professor na promoção da saúde na escola
Resumo
Esta pesquisa discute as relações entre a constituição identitária docente, a formação dos saberes profissionais e a promoção da saúde na escola. O objetivo foi problematizar a constituição profissional do professor, a partir dos saberes docentes, no desenvolvimento de um currículo promotor de educação em saúde (ES), na escola. Foram consideradas as narrativas acerca do tema da ES, na escola e documentos oficiais de estabelecimentos de ensino básico e superior, advindos do desenvolvimento de um estudo de caso (YIN, 2001), com dois grupos de formação de professores: um inicial e o outro, continuada. Os dados empíricos foram analisados conforme os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2014), em que utilizamos da tipologia dos saberes docentes definido por Tardif (2010), para a composição das categorias analíticas. Considerando o levantamento e análise dos dados, entendemos que foram definidas importantes argumentações em relação a construção da identidade docente, no que se refere às questões de ES na escola. Constatamos que os saberes docentes de natureza plural, delineiam as competências do professor a partir de ordens técnicas, pedagógicas, da profissão e da vivência. Os resultados permitem reconhecer que tanto licenciandos quanto professores, destacam competências de formação e de atuação docente vinculadas aos tipos de saberes: curriculares, profissionais, disciplinares e experienciais. Consideramos que o estudo implica diretamente na forma de conceber, planejar, organizar e desenvolver os processos de formação docente em relação a constituição profissional em ES, podendo ter significativas contribuições para o delineamento de propostas formativas de professores em ES.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v6n0.13299
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico