Inclusão no Instituto Federal: necessidade de atendimentos e adequações de recursos pedagógicos no ensino superior

Elizangela Nunes Neves Cerqueira, Rosilene Lima da Silva

Resumo


O presente artigo objetiva caracterizar e discutir sobre a experiência do atendimento a um estudante cego do curso de Zootecnia, destacando as estratégias, as tecnologias assistivas e os materiais pedagógicos de baixo custo que foram utilizados e/ou confeccionados. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva que se utilizou de um relato de experiência. Os atendimentos descritos na pesquisa foram realizados na sala do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas (NAPNE), com duração de uma hora e meia, duas vezes por semana, sob a orientação da revisora de Braille e a colaboração da pedagoga, durante os semestres de 2018.2 e 2019.1. No decorrer do processo foi possibilitado ao estudante aprender conteúdos de geometria plana e espacial, além de sanar algumas dúvidas existentes e resolver alguns exercícios aplicados a sua área de estudo e trabalho, possibilitando a percepção de que o estudante possui grande capacidade de assimilar conteúdos matemáticos quando são oferecidas condições e recursos adequados. Cabe destacar que o pequeno número de profissionais lotados no NAPNE, assim como a falta do professor de AEE tem dificultado todo esse processo, porém, estamos cientes de que os desafios advindos com a inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Profissional não podem ser postergados e necessitam de medidas urgentes que garantam a eles seus direitos assegurados constitucionalmente.


Palavras-chave


Instituto Federal; Inclusão; Deficiência visual

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v5n0.12987

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr