O “jogo de cintura” como enfrentamento das condições objetivas e subjetivas para a educação inclusiva

Marcia Raika e Silva Lima

Resumo


A educação especial no âmbito da educação inclusiva apresenta-se em condições desfavoráveis quando se trata das acessibilidades: arquitetônica e de acesso ao currículo. Neste artigo dar-se ênfase à acessibilidade ao currículo, em que se traz o relato de uma professora de História acerca da educação de alunos, público da educação especial-PEE, incluídos em uma escola de ensino médio. Trata-se de recorte de pesquisa de doutorado em educação, defendido em 2016. E, tem como objetivo: analisar as significações de uma professora de escola de ensino médio acerca da inclusão de alunos PEE. O método utilizado foi o materialismo histórico-dialético e optou-se pela entrevista narrativa como os instrumentos e técnicas de pesquisa. Como base analítica teve-se: os Núcleos de Significação. Dialogou-se com autores como Mazzotta (2005), Jannuzzi (2006), Sawaia (2012), Aranha (1995), Lima (2010, 2016) que teorizam discussões acerca da educação especial e inclusiva. O resultado evidenciou que a participante exalta a criatividade, que expressa como “jogo de cintura”, para driblar as contingências imperativas da sociedade, que desconsidera as singularidades dos alunos PEE, e os meios de acesso e a permanência escolar. Conclui-se que a professora, mediada pela vivência com esses alunos incluídos, pôde transformar seu fazer pedagógico diante das condições objetivas que encontra para incluí-los.


Palavras-chave


Educação inclusiva; Educação especial; Ensino Médio

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v6n0.12983

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr