Flexibilização curricular e transtorno do espectro autista: NAPNE e codocência para a permanência e o êxito na educação profissional, científica e tecnológica

Loretta Derbli Durães da Luz Rosolem, Cleverton Juliano Alves Vicentini

Resumo


Este artigo propõe-se a (i) contextualizar a organização dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNES, no Instituto Federal do Paraná - IFPR; (ii) discutir as concepções de flexibilização curricular e de codocência; (iii) descrever e analisar o processo de flexibilização curricular de um estudante com Transtorno do Espectro Autista - TEA do IFPR, no período da codocência e orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC de um estudante com TEA do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Com base no referencial teórico discutido, foi desenvolvida a análise documental dos registros institucionais contidos no processo administrativo arquivado no Sistema Eletrônico de Informações - SEI e foram produzidos os relatos de experiência dos autores que desenvolveram a atividade de orientação e co-orientação de TCC com o estudante. O trabalho colaborativo, na orientação de TCC, deu subsídios para a construção do processo de flexibilização curricular. O resultado desta pesquisa aponta para a necessidade de novas práticas colaborativas entre docentes para a garantia da permanência e do êxito do estudante com TEA, em sua formação integral, para além de sua aprovação nos componentes curriculares e TCC.


Palavras-chave


Flexibilização Curricular; Educação Especial e inclusiva; TEA; NAPNE

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v5n0.12919

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr