Adaptação literária para pessoas com deficiência intelectual e pessoas com transtorno do espectro autista no ensino técnico integrado

Vanessa de Oliveira Dagostim Pires, Suzana Trevisan

Resumo


Este artigo apresenta o trabalho de adaptação de textos literários para pessoas com deficiência intelectual e/ou transtorno do espectro autista realizado, através de um projeto de ensino, no laboratório da Sala de Recursos Multifuncionais do Campus Sapucaia do Sul do IFSul. A adaptação dos textos literários teve como objetivo torná-los adequados para pessoas com deficiência, tendo em vista o direito delas de serem incluídas em práticas culturais e de ensino. O processo de adaptação levou em conta o propósito do docente com a atividade de leitura e as características da deficiência ou do transtorno, buscando viabilizar o ato da leitura autônoma. Aqui, as autoras apresentam a metodologia criada pelo grupo para a adaptação das obras “A Cartomante”, de Machado de Assis, e “Meu Tio Júlio”, de Guy de Maupassant, durante o ano de 2019 e realizam uma análise do processo ao comparar trechos dos textos originais com os adaptados. O resultado do projeto foi a publicação, em formato impresso e digital, dos dois contos adaptados, permitindo que eles sejam utilizados em projetos de leitura e em sala de aula. Através desse trabalho, as autoras buscaram contribuir de forma consistente para a educação de pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista no ensino médio e na educação profissional, especialmente no que diz respeito ao letramento literário desses estudantes e ao desenvolvimento da leitura no processo de educação inclusiva.


Palavras-chave


Adaptação literária; Letramento; Educação inclusiva; Deficiência intelectual; Transtorno do espectro autista

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v5n0.12900

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim

Indexador de métricas: Google Acadêmico

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr